Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Saiba como cuidar da saúde dos olhos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
20/06/2023

Conheça os principais cuidados diários essenciais para evitar doenças e traumas oculares

Os olhos são órgãos muito sensíveis e, ao mesmo tempo, importantes, já que são essenciais para a visão. Por serem muito expostos a fatores externos, estão naturalmente mais sujeitos a sofrerem com doenças e lesões que podem levar a complicações mais sérias, como a perda de visão.

No entanto, alguns cuidados diários com a saúde dos olhos são suficientes para evitar ou amenizar o desenvolvimento dessas condições. Nesta publicação, separamos alguns cuidados essenciais com a saúde ocular. Boa leitura!

Como cuidar da saúde dos olhos?

Como dito anteriormente, cuidar da saúde dos olhos é essencial para evitar doenças oculares que podem causar diversos prejuízos à qualidade de vida. Os cuidados em questão envolvem, basicamente, evitar expor os olhos a agentes externos, como luz excessiva, poeira e produtos químicos, além de evitar possibilidades de traumas.

Além disso, os cuidados com a saúde dos olhos também devem incluir seguir todas as recomendações estipuladas pelo oftalmologista no tratamento das doenças já diagnosticadas, uma vez que, em alguns casos, elas não podem ser evitadas.

Conheça, a seguir, as principais recomendações para manter uma boa saúde ocular:

Evite coçar os olhos

O hábito de coçar os olhos é muito comum e pode ocorrer por diversos motivos, como agentes externos, alergias ou doenças subjacentes. No entanto, essa ação está muitas vezes associada ao surgimento e à complicação de doenças como ceratocone, descolamento de retina, lesões na córnea e erros refrativos como a miopia e a hipermetropia. Além disso, as mãos podem carregar aos olhos agentes infecciosos, que podem causar infecções como a conjuntivite.

Proteja os olhos da luz excessiva

A exposição à luz excessiva é um dos fatores que podem prejudicar a saúde dos olhos, uma vez que os raios ultravioletas podem causar algumas lesões e doenças oculares. Por isso, em dias muito ensolarados, é fundamental sair de casa com óculos escuros que tenham fator de proteção contra os raios ultravioletas e nunca olhar em direção ao sol.

Use maquiagem com cuidado

O uso de maquiagem na região próxima aos olhos deve ser feito com cuidado para não causar irritação ou mesmo problemas de oxigenação na região. Além disso, é fundamental retirá-la de forma correta, para que nenhum resquício entre em contato com os olhos.

Mantenha hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis são fundamentais para manter uma boa saúde dos olhos. Diabetes e hipertensão, que são doenças comumente causadas por fatores como má alimentação e sedentarismo, podem promover complicações oculares e visuais. Por isso, é essencial equilibrar o consumo de alimentos e praticar atividade física adequadamente, além de ter boas noites de sono e evitar situações estressantes e uso excessivo de cigarro e álcool.

Tenha cuidado com as telas

Ficar na frente de telas de celulares, computadores e televisão por muito tempo, principalmente a uma distância muito próxima aos olhos, pode causar problemas como a sensação de vista cansada e diminuir a lubrificação natural do olho, deixando-o mais vulnerável a agentes externos.

Cuide bem dos óculos e lentes de contato

Se você usa óculos ou lentes de contato, é importante tomar todos os cuidados relacionados à higiene e armazenamento destes itens. Lentes de contato, por exemplo, exigem cuidados específicos relacionados à higiene para evitar que ressequem ou se contaminem com microrganismos. Além disso, manter uma boa qualidade dos óculos é essencial para que as correções de grau ocorram adequadamente.

Siga todas as recomendações do oftalmologista

Ao visitar o oftalmologista e ser diagnosticado com alguma doença dos olhos, é importante seguir todas as recomendações dadas pelo médico sobre os cuidados a serem tomados. Isso também vale para o uso de colírios e medicamentos, que devem seguir apenas a prescrição médica.

Quando devo me preocupar com a saúde ocular?

A preocupação com a saúde ocular deve ser constante, mesmo que não haja nenhuma doença diagnosticada. No entanto, alguns sintomas e situações podem sugerir uma atenção maior com a saúde dos olhos. São eles:

  • Dificuldade de enxergar de longe ou de perto;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dificuldade de enxergar à noite;
  • Visão dupla;
  • Sensação de pressão nos olhos;
  • Dores de cabeça relacionadas ao esforço visual;
  • Círculos ou flashes de luz;
  • Manchas na visão;
  • Olhos com inchaço e vermelhidão;
  • Dores nos olhos.

Além dos sintomas acima, é importante também ter mais atenção à saúde dos olhos a partir dos 40 anos, quando a maioria dos problemas surge com mais intensidade. Isso também vale para pessoas mais jovens com histórico familiar de doenças oculares ou que tenham diabetes e hipertensão, dois exemplos de fatores de risco para a saúde ocular.

Quando procurar um oftalmologista?

Os sintomas e características citados anteriormente sugerem a necessidade de procurar um médico oftalmologista quanto antes. Isso porque o diagnóstico precoce de doenças oculares pode proporcionar tratamentos menos complexos e menores chances de complicações graves, como a perda permanente de visão.

No entanto, mesmo pessoas sem nenhum problema diagnosticado devem se consultar com um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para realizar exames que avaliem a saúde dos olhos e, se houver necessidade, já iniciar algum tratamento.

Para saber mais sobre os cuidados com a saúde dos olhos, entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas do CEMO.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia