Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual o tratamento para degeneração macular?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
06/03/2024

Doença, que não tem cura, pode ser controlada por meio de diversos tratamentos. A terapia é indicada conforme avaliação de alguns fatores.

A degeneração macular é uma doença que afeta uma parte da retina chamada mácula, uma pequena região no centro da retina que permite que uma pessoa possa ver detalhes. A doença leva à perda progressiva da visão central — o que pode dificultar a realização de tarefas como ler e dirigir —, embora a visão periférica permaneça normal. Ela é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.

Quero tratar a degeneração macular!

Existem dois tipos de degeneração macular: a seca e a úmida. A primeira é a forma mais comum, causada pelo envelhecimento e desgaste dos tecidos da mácula, e normalmente afeta menos a visão do que a degeneração macular úmida. Nela, a perda da visão ocorre de maneira lenta, ao longo dos anos.

Já a degeneração macular úmida é menos comum — ocorre em cerca de 20% dos casos da doença. Nela, vasos sanguíneos anormais começam a crescer sob a retina, ocasionando vazamento de líquido ou sangue, o que distorce a visão central. Essa forma de degeneração macular progride rapidamente e pode causar perda substancial da visão central.

Fatores de risco da degeneração macular

Os principais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da degeneração macular, além da idade (ter mais de 50 anos), são:

  • Dieta rica em gordura saturada (encontrada em alimentos como carne, manteiga e queijo);
  • Obesidade;
  • Exposição à luz solar;
  • Tabagismo;
  • Pressão alta;
  • Histórico familiar de degeneração macular;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Altos níveis de colesterol;
  • Pessoas brancas têm um risco maior de desenvolver degeneração macular.

 Como é realizado o diagnóstico?

Para diagnosticar a degeneração macular, o oftalmologista pode solicitar uma série de exames, como:

  • Exame de fundo de olho;
  • Angiografia fluoresceínica;
  • Tomografia de coerência óptica;
  • Teste da acuidade visual;
  • Grade de Amsler.

Cuide da sua saúde ocular: realize exames periódicos na Clínica CEMO!

 A degeneração macular tem cura?

A degeneração macular não tem cura, pois não há tratamento capaz de reverter o dano macular. Os tratamentos existentes visam conter o avanço da doença e, em alguns casos, melhorar a visão.

Tratamento para degeneração macular

O tratamento para degeneração macular depende do estágio e do tipo da doença. Atualmente, não há tratamento para degeneração macular precoce. Nesse caso, é indicado apenas acompanhamento médico com a realização periódica de exames oftalmológicos. Ter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente e parar de fumar pode ajudar no controle da doença.

Nos demais casos, o tratamento inclui:

 Suplementos nutricionais

Os suplementos nutricionais compostos por vitaminas e minerais são indicados como tratamento para degeneração macular intermediária em um ou em ambos os olhos. Com eles, é possível evitar que a doença evolua para a forma tardia (severa). Caso a doença tenha afetado apenas um olho, os suplementos podem retardar o aparecimento de degeneração macular no outro olho.

 Injeção intravítrea

Esse tratamento para degeneração macular ajuda a reduzir o número de vasos sanguíneos anormais presentes na retina, além de evitar seu vazamento, preservando a visão do paciente. O tratamento é realizado com a injeção de medicamentos antiangiogênicos dentro do olho com uma agulha fina. Na injeção intravítrea, geralmente são necessárias, no mínimo, três aplicações com intervalo de um mês entre elas.

Cirurgia a laser

Este tipo de tratamento para degeneração macular consiste na emissão de um feixe de luz laser sobre os vasos sanguíneos anormais. Isso reduz o número de vasos e retarda seu vazamento, evitando a progressão da doença e preservando a visão do paciente.

Qual profissional realiza o tratamento para degeneração macular?

No caso de ocorrência de perda da visão central (o sintoma mais comum da degeneração macular), o paciente deve procurar por um oftalmologista, o especialista no diagnóstico e no tratamento de doenças que afetam a visão.

É fundamental que o tratamento para degeneração macular seja individualizado, baseado nas características específicas da doença e nas necessidades do paciente. Além disso, o acompanhamento regular com um oftalmologista especializado é fundamental para monitorar a doença e ajustar o tratamento conforme necessário.

A Clínica CEMO possui mais de 20 anos de atividade e conta com renomados profissionais capacitados para atender desde os casos mais comuns até os de alta complexidade nas áreas de retina, glaucoma, estrabismo, cirurgias refrativas, entre outras.

Entre em contato com a Clínica CEMO e agende sua consulta.

 

Fontes:

Saúde Novartis

National Eye Institute

Cleveland Clinic

American Optometric Association