Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamentos para miopia: quais as opções?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
06/11/2023

Saiba mais sobre este distúrbio e como ele pode ser tratado

A miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, até alcançarem a retina, quando então eles se juntam em um mesmo ponto para formar a imagem. Pessoas com miopia têm um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe. Neste conteúdo, falaremos mais sobre os tratamentos para miopia.

Agende sua consulta para saber mais sobre miopia!

Principais sintomas da miopia

Dentre os sintomas mais comuns da miopia, destacam-se:

  • Visão embaçada ao olhar para objetos distantes;
  • Necessidade de apertar os olhos ou fechar parcialmente as pálpebras para enxergar claramente;
  • Dor de cabeça constante;
  • Vontade frequente de piscar os olhos;
  • Fadiga ocular.

Como é realizado o diagnóstico?

A miopia é diagnosticada por um exame oftalmológico básico. O teste de acuidade visual verifica quão nítida é a visão à distância. O exame é simples: o oftalmologista pede ao paciente que leia, com um dos olhos tampados, um gráfico com letras de tamanhos diferentes posicionado a alguns metros à sua frente. Em seguida, ele repete o procedimento com o outro olho.

Outros exames que ajudam no diagnóstico da miopia são os que medem a pressão intraocular e os que avaliam o fundo do olho e a reação pupilar.

Além dos exames, a história clínica do paciente também é considerada, como as queixas sobre o início dos sintomas, o tipo de atividade do paciente e histórico da doença na família.

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que adultos saudáveis sem problemas conhecidos de visão ou doenças oculares devem fazer um exame oftalmológico completo a cada ano.

É possível corrigir a miopia?

Sim, quando tratada de maneira adequada, é possível corrigir a miopia, mas a condição não tem cura.

Tratamentos para miopia: quais as opções?

Os tratamentos para miopia geralmente incluem o uso de óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, podem ser indicadas cirurgias, mas nem todas as pessoas podem fazer este tipo de tratamento para miopia, principalmente aquelas que têm a córnea muito fina, pois o uso do laser pode danificar parte desta estrutura.

Óculos

O uso de óculos é um dos tratamentos para miopia mais seguros e simples. Para a maioria das pessoas, este é o tratamento padrão. Dependendo do grau de miopia, pode ser necessário usar os óculos apenas para a realização de algumas atividades, como dirigir. As lentes dos óculos também podem ser projetadas para corrigir uma combinação de erros de refração, como miopia, astigmatismo e presbiopia.

Lentes de contato

Para algumas pessoas, o tratamento para miopia mais indicado pode ser com o uso de lentes de contato, que oferecem uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo do que os óculos. No entanto, as lentes de contato exigem cuidados adequados, principalmente com a limpeza do acessório, para proteger a saúde ocular.

Cirurgia refrativa

Em adultos, um dos possíveis tratamentos para miopia pode ser a cirurgia refrativa. Os dois principais tipos de cirurgia refrativa são a cirurgia refrativa a laser e a troca de lente refrativa. Na cirurgia refrativa a laser, um laser remodela a córnea para ajustar como a luz viaja através dela. As técnicas cirúrgicas mais comuns são a LASIK e a PRK.

Na cirurgia em que ocorre a troca de lentes refrativas, por sua vez, o oftalmologista remove a lente natural de dentro do olho e a substitui por uma lente artificial. A nova lente artificial ajuda a apontar a luz para a retina na parte de trás do olho para que o paciente volte a enxergar com mais clareza.

Entre em contato com a CEMO e agende sua consulta.

 

Fontes:

National Eye Institute

American Academy of Ophthalmology

Mayo Clinic

Ministério da Saúde