Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Acuidade visual
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Saiba o que é o exame que avalia a acuidade visual, como é realizado e quando é indicado

A acuidade visual é uma medição da capacidade do olho de distinguir formas e detalhes de objetos a uma determinada distância. Para avaliá-la, o oftalmologista realiza um teste de acuidade visual que consegue detectar várias alterações na visão.

Agende sua consulta com um oftalmologista agora mesmo!

Teste de acuidade visual: o que é?

O teste de acuidade visual é um exame que avalia o quão nítido uma pessoa consegue enxergar. Além disso, ele também indica se a visão espacial do paciente é boa.

Importância de medir a acuidade visual

O teste de acuidade visual avalia a capacidade funcional e a saúde da visão. Trata-se de uma maneira barata, simples e rápida de identificar se uma pessoa tem ou não alterações na visão.

Como é feito o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual normalmente é realizado com a tabela de Snellen. Seu nome é uma homenagem ao oftalmologista que a desenvolveu: Herman Snellen. Essa tabela é composta por letras ou símbolos de diferentes tamanhos dispostos em linhas.

Nesse procedimento, o paciente se senta em frente ao quadro (a uma distância de cerca de seis metros). Com um dos olhos cobertos, o oftalmologista pede ao paciente que leia as letras ou símbolos começando de cima para baixo, ou seja, das letras maiores para as menores.

O exame é rápido e, dependendo do caso, pode ser realizado com a pupila dilatada.

A acuidade visual é expressa em fração. As frações são mostradas à esquerda de cada linha e identificam o quão bem a pessoa pode ver.

A acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés.

O exame de acuidade visual também pode ser feito com aparelhos, como o Potencial de Acuidade Macular (PAM). Esse método é realizado a partir de um laser, possibilitando um resultado mais preciso.

O exame é indolor, demora cerca de 20 minutos para ser realizado e geralmente possui indicações mais específicas, como nos seguintes casos:

  • Quando o paciente já tem alguma doença ocular;
  • Quando o paciente passou, há pouco tempo, por traumas ou acidentes que afetaram a visão;
  • Antes e depois de cirurgias oculares, como cirurgia de catarata ou transplante de córnea;
  • Quando o paciente tem catarata.

Não deixe para depois! Agende seu exame de Acuidade Visual!

Para quem esse teste é indicado?

O teste de acuidade visual deve ser feito regularmente pelo oftalmologista para avaliar a capacidade da visão, identificar possíveis alterações e assim agir rapidamente sobre elas para retardar sua progressão.

A frequência com que o teste de acuidade visual deve ser realizado depende da idade do paciente, da seguinte forma:

  • Crianças devem fazer este exame pelo menos uma vez antes dos três anos de idade e, depois, entre os três e os cinco anos, antes de entrarem na escola. Após essa idade, a frequência pode variar de acordo com a recomendação do oftalmologista, que, em geral, é a cada um ou dois anos.
  • Adultos com menos de 40 anos devem ser avaliados a cada dois anos — caso apresentem visão normal.
  • Adultos com 40 anos ou mais devem fazer o teste de acuidade visual anualmente ou conforme recomendação do oftalmologista.

Além disso, o exame de acuidade visual deve ser realizado quando o paciente apresentar:

  • Irritação nos olhos;
  • Dificuldade para ler à distância;
  • Dificuldade para diferenciar ou reconhecer as cores;
  • Necessidade de aproximar muito o rosto do celular, computadores ou outros dispositivos;
  • Problemas para enxergar em locais com muita luz ou muito escuros.

O que pode ser diagnosticado no teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual é um exame de rotina realizado no consultório médico pelo qual é possível identificar doenças como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Miopia

Pessoas que têm miopia encontram dificuldade em ver objetos que estão distantes; porém, os que estão próximos são vistos com mais clareza. A miopia é um distúrbio do foco ocular que é facilmente corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Astigmatismo

O astigmatismo é um tipo comum de erro refrativo no qual uma parte do olho — a córnea ou o cristalino — é mais curva do que deveria. Esta forma alterada dos olhos torna a visão embaçada. A maioria dos casos de astigmatismo pode ser tratada com lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato.

Hipermetropia

A hipermetropia é uma condição ocular que causa visão embaçada ao olhar para as coisas de perto, ou seja, a pessoa consegue enxergar com mais clareza as coisas que estão mais distantes do que as que estão mais próximas. É uma condição oposta à miopia. Óculos, lentes de contato e cirurgia podem corrigir a visão.

Onde realizar o teste de acuidade visual?

Este teste deve ser realizado em consultório, por um oftalmologista. Esse especialista fará a avaliação e poderá relatar se a visão do paciente está normal ou se são necessários exames complementares.

A Clínica CEMO conta com profissionais especializados prontos para oferecer o que há de mais atual em oftalmologia clínica e cirúrgica, em um ambiente acolhedor e humanizado.

Visite um oftalmologista assim que notar qualquer alteração na sua visão.

Entre em contato com a CEMO e agende sua consulta.

 

Fontes:

National Library of Medicine

Cleveland Clinic

Johns Hopkins Medicine