Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Capsulotomia com YAG laser
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
6 min. de leitura

Procedimento restabelece a transparência da lente intraocular inserida na cirurgia de catarata, melhorando a visão do paciente

 Embora a cirurgia de catarata seja definitiva, é comum ocorrer uma condição em que há o turvamento da cápsula posterior do olho. Embora possa ser interpretada como a volta da catarata, é uma condição diferente que pode exigir um tratamento chamado capsulotomia YAG laser.

Com a capsulotomia YAG laser, é possível restaurar a transparência da membrana ocular, melhorando a visão do paciente. Saiba mais, no conteúdo a seguir, sobre esse procedimento que corrige a condição de forma simples, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Entenda como a capsulotomia com YAG laser pode melhorar sua visão!

Para que serve a capsulotomia YAG laser?

Na cirurgia de catarata, o cirurgião corta a cápsula anterior do cristalino para acessar a catarata (cristalino opaco) e assim substituí-la pela lente intraocular. No geral, a lente é inserida dentro de uma fina película que envolve o cristalino e fica apoiada sobre a cápsula posterior.

A cápsula posterior é uma estrutura fina e transparente, que pode ficar opaca por causa do depósito de células que se acumulam nessa área ao longo do tempo. Essa opacidade atrapalha a visão, assim como a catarata tratada anteriormente, necessitando recorrer à capsulotomia YAG laser para restabelecer a transparência.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são todos os pacientes que passaram pela operação de catarata que precisam da aplicação da capsulotomia YAG laser. Apenas quem possui prejuízos na visão devido à opacidade têm indicação do tratamento.

Os fatores que aumentam a probabilidade de opacificação em pessoas após a cirurgia de catarata são a idade, o tipo de lente intraocular, a complexidade da cirurgia de catarata e se existem lesões oculares.

Quando esse procedimento é indicado?

A capsulotomia YAG laser é indicada para pacientes que relatam uma piora da visão algum tempo depois da cirurgia de catarata. Essa piora pode ser percebida por alguns sinais, como:

  • Visão borrada;
  • Halos ao redor de luzes;
  • Pontos escuros na visão;
  • Visão embaçada piorando progressivamente;
  • Perda de definição das imagens.

É recomendado que o paciente procure o oftalmologista ao perceber qualquer um desses indícios. O diagnóstico é realizado em consultório com o auxílio da biomicroscopia em lâmpada de fenda, um microscópio que permite visualizar desde a córnea ao nervo óptico, e de testes de acuidade visual. Dependendo do caso, a capsulotomia YAG laser pode ser feita no mesmo momento.

Como a capsulotomia YAG laser funciona?

A capsulotomia YAG laser é realizada por meio de elementos ativos invisíveis a olho nu, que são o Ítrio, o Alumínio e a Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet). Antes do procedimento, o médico oftalmologista dilata a pupila do paciente com um colírio. Se for necessário encostar uma lente no olho para a aplicação do laser, também são aplicadas gotas de anestésico.

Em seguida, o paciente é posicionado em frente ao aparelho a ser utilizado, firmando o queixo e a testa de forma semelhante ao exame oftalmológico de rotina. O médico foca o aparelho na cápsula posterior e realiza disparos do YAG laser, provocando micro explosões destrutivas na parte central da cápsula posterior opaca.

O procedimento leva aproximadamente 5 minutos. Por ser simples, rápida, indolor e não invasiva, a capsulotomia YAG laser pode ser feita no consultório e não exige um período de recuperação após a realização. O paciente pode retornar às atividades rotineiras logo a seguir e perceber uma visão limpa e nítida novamente, resultado da volta da passagem da luz nos olhos sem interferências.

Há possíveis riscos?

Embora a capsulotomia YAG laser não seja uma cirurgia, existem alguns riscos possíveis na realização da técnica. Essas intercorrências são raras e possuem tratamento para a resolução. São elas:

  • Descolamento da retina;
  • Aumento da pressão ocular;
  • Edema macular;
  • Danos ou deslocamento da lente intraocular;
  • Edema da córnea.

Por isso, a capsulotomia YAG laser não costuma ser indicada para pacientes com algumas condições preexistentes, como infecção ocular ativa, catarata não operada e glaucoma descompensado. O glaucoma, por exemplo, não tem cura e pode levar à cegueira.

O incômodo mais comumente relatado após a capsulotomia YAG laser é o surgimento de moscas volantes, que são manchas pequenas que se movimentam na visão, resultado dos resquícios da cápsula flutuando no meio líquido do globo ocular. Geralmente, elas aparecem nos primeiros dias depois da realização da técnica e diminuem gradualmente com a passagem do tempo.

Como é a recuperação do exame?

A capsulotomia YAG laser não requer recuperação específica. A melhora da visão é perceptível logo após algumas horas da aplicação do laser em boa parte dos pacientes. Como mencionado, podem aparecer moscas volantes por algum período, o que não deve afetar o cotidiano. Caso haja sintomas, como dor e queimação, é preciso buscar ajuda médica.

O repouso não é necessário, apenas tomar cuidados relacionados à dilatação da pupila com o colírio, já que o olho fica sensível à luz durante várias horas. Passado esse período, o paciente pode ler, dirigir e usar o celular. Nem mesmo a exposição solar é vetada.

Recomendações para a utilização de colírios anti-inflamatórios e para controle da pressão ocular dependem de cada caso e da avaliação médica.  Ainda que o paciente possa voltar às atividades rotineiras, é recomendada a suspensão de exercícios físicos por ao menos uma semana.

Descubra os benefícios da capsulotomia com YAG laser e veja o mundo com clareza novamente!

Como fica a visão após a capsulotomia com YAG laser?

Na maioria dos casos, a visão retorna ao mesmo grau de nitidez atingida com a cirurgia de catarata após algumas horas da aplicação da capsulotomia YAG laser. Isso porque as micro explosões que limpam a cápsula posterior opaca permitem que a luz atravesse essa estrutura para alcançar a retina, melhorando a formação das imagens no olho.

A capsulotomia YAG laser pode ser feita mais de uma vez?

No geral, a capsulotomia YAG laser é realizada apenas uma vez. Caso o paciente sinta dificuldades para enxergar em um curto período de tempo após a aplicação do laser, pode ser necessário aguardar mais alguns dias para verificar se o desempenho da visão melhora.

Diante da persistência desse quadro, o procedimento pode ser repetido com o objetivo de ampliar o espaço tratado, limpando uma área maior com o laser. O exame médico é fundamental, uma vez que pode ser necessário analisar outras estruturas, como a retina, para investigar o motivo da baixa visão.

Agende uma consulta com a Clínica CEMO e saiba mais sobre a capsulotomia YAG laser.

FONTES:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Ministério da Saúde