Tratamento realizado por meio de injeção de medicamentos no globo ocular é eficaz para diversas doenças da retina
A injeção intravítrea é um procedimento que, como o nome sugere, consiste na injeção de medicamentos diretamente no vítreo, uma substância gelatinosa que preenche parte do interior do globo ocular. Esse método é indicado no tratamento de diversas doenças da retina e do vítreo.
Os tratamentos com injeção intravítrea podem ter frequência variada, de acordo com a doença a ser tratada. Eles têm sido cada vez mais realizados como alternativa a tratamentos medicamentosos comuns, graças à ação direta sobre a área doente proporcionada pela técnica.
Agende sua consulta com um oftalmologista agora mesmo!
Quais são as doenças tratadas por esse procedimento?
Como mencionado, diversas doenças da retina e vítreo podem ser tratadas por meio de injeção intravítrea. As principais são:
- Degeneração macular: desgaste da mácula, uma região no centro da retina. Geralmente, é relacionada à idade;
- Retinopatia diabética: doença que surge como complicação da diabetes, causando disfunção dos pequenos vasos sanguíneos da retina;
- Edema macular: doença caracterizada por acúmulo de líquido na mácula, levando ao edema (inchaço) do local. Pode surgir como complicação da retinopatia diabética;
- Oclusão vascular venosa: causada pela formação de um coágulo, que pode romper a veia da retina e causar edemas, hemorragias e perda de visão;
Além dessas doenças, a injeção intravítrea também pode ser indicada no tratamento de alguns tipos de inflamações oculares, como a endoftalmite e a uveíte. Também pode ser indicada como parte do tratamento de linfoma, nos casos em que esse tipo de tumor acomete os olhos.
Como funciona a aplicação da injeção intravítrea?
O procedimento de injeção intravítrea é bem seguro, realizado em centro cirúrgico não sendo necessário internação hospitalar. O paciente é colocado deitado para que seja realizado antissepsia e colírio anestésico.
A injeção — realizada com medicamentos prescritos pelo oftalmologista de acordo com a doença a ser tratada — é aplicada através da esclera (parte branca do globo ocular), com o olho mantido aberto com a ajuda de um instrumento. Se houver necessidade, o tratamento é realizado, em seguida, no outro olho. Após o procedimento, o paciente permanece em repouso por alguns minutos e depois é liberado.
Todo o procedimento de injeção dura, em média, de 5 a 10 minutos. A frequência de aplicação das injeções intravítreas depende do tratamento a ser realizado. Em geral, elas diminuem gradativamente até não haver mais necessidade ou até que seja constatado que outro método terapêutico terá mais eficácia no tratamento.
Realize o procedimento na Clínica CEMO!
Quais são as vantagens da injeção intravítrea?
A principal vantagem de realizar uma injeção intravítrea é a possibilidade de tratar doenças da retina diretamente no local afetado por elas, possibilitando que a maior parte do medicamento aplicado consiga agir sobre o problema. Nos tratamentos convencionais — por via oral ou tópica —, uma parte bem menor da medicação chega à área afetada, fazendo com que o tratamento seja mais longo e tenha mais chances de ser ineficaz.
A possibilidade de realizar injeção intravítrea também diminui — dependendo do caso e da doença a ser tratada — a necessidade imediata de procedimentos cirúrgicos, que são mais invasivos e, portanto, podem ter riscos. Isso porque a injeção pode ser mais uma opção de tratamento antes de um procedimento mais complexo.
Quais os cuidados com essa técnica?
Apesar de ser um procedimento seguro e o paciente ser liberado para casa no mesmo dia, é necessário seguir alguns cuidados após a realização da injeção intravítrea. O primeiro deles é com a retomada das atividades rotineiras como trabalho e estudo, que, geralmente, só deve ocorrer no dia seguinte ao procedimento.
Outro cuidado ao qual se deve ter atenção é sobre o uso de colírios, que pode ser indicado por alguns dias, de acordo com a recomendação do oftalmologista, para evitar infecções ou quaisquer outras complicações que possam surgir nesse período. É importante estar atento aos horários de aplicação prescritos pelo médico.
A injeção intravítrea é um avanço notável dos tratamentos oftalmológicos. Para saber mais sobre essa técnica e outros tratamentos, fale com os especialistas do CEMO e agende uma consulta!
Fonte: